Histórico

   O Departamento de Análises Clínicas (ACL) foi criado em 1989 (Portaria 001/MEC/89 de 02.01.89; Portaria 626-A/GR/89 de 27.06.89 e Ofício 041/PDT/89 de 12.06.89), a partir do desmembramento da Divisão de Análises Clínicas do Departamento de Processos Diagnósticos Terapêuticos e Complementares (PDT).

    Nessa ocasião, o Professor Arício Treitinger foi designado chefe e o Professor Mário César Garcia, sub-chefe do Departamento de Análises Clínicas e assumiram, entre outras, a função de administrar a organização do ACL. O Corpo Docente do Departamento, então, era constituído por: Abrão Bechara Seleme, Adilson Espezim Laus; Arício Treitinger; Djalma Lebarbenchon; Egon Steiner; José Sidney Capanema; José Tadeu Pinheiro; Lenilza Mattos Lima; Lia Marly Schmidt; Luiz Alberto Peregrino Ferreira; Lumar Valmor Bértoli; Luiz Carlos Pimentel; Maria de Lourdes Fontanive Capanema; Maria de Lourdes Rovaris; Mario Cesar Garcia; Masahyoshi Hangai; Rogério Nichele Rocha; Tânia Silvia Fröde Saleh; Vilma Maria Rosa Amaro; Wilson Valgas dos Santos. O primeiro Chefe de Expediente foi o Servidor Mário Cesar Ferreira, estando ainda lotados no Departamento os servidores: Cléia Maria Galliani Lofy, Luiz Alves de Souza e Mário Kobus.

    Em 2002, foram inaugurados os Blocos J e K (Prédios de Laboratórios do Centro de Ciências da Saúde) para abrigar as novas instalações do Departamento de Análises Clínicas, constituído por nove Laboratórios didáticos, Secretaria, salas para Professores, sala de aula, entre outras.

    Até o ano de 2010, o Departamento desenvolveu atividades de ensino no Curso de graduação em Farmácia-Análises Clínicas da UFSC, sendo responsável pela habilitação Farmacêutico-Bioquímico/Análises Clínicas, ministrada da oitava à décima fase.

   Com a Lei de Diretrizes e Bases que pôs fim à formação na forma de habilitações e para atender as Diretrizes Curriculares de 2002, a partir de 2011 foi implantado o currículo para formação generalista do Farmacêutico. Dessa forma, a partir do ano de 2011, as disciplinas  oferecidas pelo Departamento passaram a ser ministradas da quinta à nona fase do Curso de graduação em Farmácia. O Departamento também oferece uma disciplina obrigatória para o Curso de graduação em Odontologia.

   Atualmente, o Departamento conta com 26 professores efetivos, em regime de dedicação exclusiva, dos quais 23 possuem título de doutor, três possuem título de mestre. O Departamento conta também com a colaboração de cinco servidores, sendo que todos possuem graduação, um é especialista, dois possuem título de mestre (um está realizando o mestrado) e  um está realizando doutorado.

   O Departamento de Análises Clínicas alterna com o Departamento de Ciências Farmacêuticas e o Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, a Presidência do Colegiado do Curso de Graduação em Farmácia da UFSC.

   Juntamente com o Departamento de Ciências Farmacêuticas, o Departamento de Análises Clínicas e alguns Departamentos do Centro de Ciências Biológicas, oferece o Curso de Pós-Graduação em Farmácia (PGFar), a nível de mestrado e doutorado.