Disciplinas

DISCIPLINAS OFERECIDAS PELO DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS – ACL
– Disciplinas oferecidas ao Curso de Graduação em Farmácia

 ACL5130 – Biossegurança e Boas Práticas de Laboratório – Horas/aula 36 (Ob)

Ementa: Introdução à Biossegurança. Boas Práticas de Laboratório. Ambiente laboratorial. Avaliação e manejo de riscos em laboratório: riscos químicos, biológicos, físicos, de acidentes, ergonômicos, associados a Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e na manipulação de medicamentos, alimentos, análises clínicas, cosméticos e correlatos. Processo saúde/doença do ambiente profissional. Barreiras de Contenção. Gerenciamento e descarte de resíduos químicos, biológicos e radioativos. Biossegurança em experimentação animal. Noções de qualidade em Biossegurança. Legislação. Noções de primeiros socorros.

 ACL5131 – Parasitologia Clínica – Horas/aula 72 (Ob)

Ementa: Estudo dos protozoários e helmintos causadores de doenças parasitárias. Protozoários comensais. Colheita, conservação e transporte do material biológico. Métodos e colorações para o diagnóstico laboratorial de helmintos, protozoários intestinais, teciduais e sangüíneos. Coprológico funcional. Emissão e interpretação de resultados.

 ACL5132 – Citologia Clínica – Horas/aula 90 (Ob)

Ementa: Origem, desenvolvimento, função e destruição das células sanguíneas. Morfologia dos eritrócitos e leucócitos e seus precursores. Citologia do líquor e derrames. Espermograma. Aspectos morfológicos de células epiteliais do tecido escamoso e cilíndrico do colo uterino. Critérios de malignidade aplicados à citologia. Nomenclatura Brasileira para laudos citológicos cervicais.

 ACL5133 – Bioquímica Clínica – Horas/aula 126 (Ob)

Ementa: Métodos e instrumentos gerais utilizados em análises para a determinação de analitos bioquímicos em amostras biológicas. Coleta de amostras biológicas e outras variáveis pré-analíticas. Origem e significado clínico de parâmetros laboratoriais bioquímicos utilizados na avaliação das funções: óssea, renal, cardiovascular, hepática, hormonal, hidro-eletrolítica e ácido-básica. Avaliação laboratorial do metabolismo dos carboidratos e do ferro. Proteínas e enzimas de interesse clínico. Marcadores tumorais. Interpretação clínico-laboratorial dos exames bioquímicos.

 ACL5134 – Atenção à Saúde IV – Horas/aula 54 (Ob)

Ementa: As atividades laboratoriais no Sistema Único de Saúde em ações de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica

ACL5135 – Hematologia Clínica – Horas/aula 108 (Ob)

Ementa: Elementos figurados do sangue. Citologia sanguínea: constituição e características. Células medulares: identificação e características maturativas. Órgãos hematopoiéticos. Hemograma: variações fisiológicas e patológicas. Leucocitoses e leucopenias. Anemias e alterações eritrocitárias. Anomalias hereditárias. Leucemias. Hemostasia e fisiopatologia. Sistemas sanguíneos e fator Rh. Automação em hematologia. Interferência medicamentosa e mielossupressão.

ACL5136 – Uroanálise – Horas/aula 54 (Ob)

Ementa: Formação de urina. Distúrbios de Micção. Métodos de coleta e conservação do material biológico. Pesquisas e dosagens na urina. Exame físico, exame químico e sedimentoscopia urinária qualitativa e quantitativa. Análises químicas dos cálculos urinários.

 ACL5137 – Micologia Clínica – Horas/aula 54 (Ob)

Ementa: Características gerais dos fungos patogênicos. Principais micoses do ser humano. Fungos oportunistas e emergentes. Colheita, transporte e conservação do material biológico para diagnóstico laboratorial das micoses. Procedimentos laboratoriais para o diagnóstico das micoses. Identificação morfológica dos fungos. Emissão e interpretação dos resultados.

ACL5138 – Microbiologia Clínica – Horas/aula 108 (Ob)

Ementa: Integração das bases da Microbiologia com o Diagnóstico Microbiológico e desenvolvimento de protocolos laboratoriais para diagnóstico, pesquisa e extensão que permitam a manipulação segura e ética de organismos e compostos químicos, adequados à legislação e minimizem a periculosidade desses procedimentos. Métodos para isolamento e identificação dos principais agentes causadores de infecções, visando ao diagnóstico, controle e prevenção da disseminação de agentes patogênicos, com ênfase nas doenças bacterianas, hepatites virais e viroses emergentes.

ACL5139 – Gestão da Qualidade em Análises Clínicas – Horas/aula 36 (Ob)

Ementa: Conceitos em Gestão de Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas. Controle de qualidade interno e externo. Conceitos de precisão e exatidão. Mapas de controle e limites estatísticos. Uso e preparo de amostras para controle de qualidade. Erros no laboratório: administrativos, da amostra e analíticos. Controle de qualidade de insumos. Controle de qualidade de equipamentos. Controle de qualidade em bioquímica clínica, citologia clínica, hematologia clínica, imunologia clínica, micologia clínica, microbiologia clínica, parasitologia clínica e urinálise. Gestão de informações, recursos humanos e de resíduos no laboratório clínico.

ACL5140 – Imunologia Clínica – Horas/aula 108 (Ob)

Ementa: Imunodiagnóstico das principais doenças infecciosas e auto-imunes. Automação. Autoimunidade. Alergia. Imunodeficiência. Controle de qualidade. Metodologia para estudo da imunocompetência. Imunologia dos Tumores.

ACL5142 – Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC) – Horas/aula 18 (Ob)

Ementa: Elaboração, redação e defesa do trabalho de conclusão de curso.

 ACL5143 – Estágio em Análises Clínicas – Horas/aula 198 (Ob)

Ementa: Integração do aluno no laboratório de análises clínicas. Aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos com desenvolvimento de atividades em campos das Análises Clínicas: Bioquímica Clínica, Imunologia Clínica, Uroanálise, Microbiologia Clínica, Parasitologia Clínica, Micologia Clínica, Hematologia Clínica e Citologia Clínica.

 ACL5204 – Doenças Infecciosas, Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas – Horas/aula 36 (Op)

Ementa: O papel do Farmacêutico nas atividades de laboratório voltadas à vigilância epidemiológica e atualização no diagnóstico das doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas.

ACL5208 – Mecanismos de Resistência aos Antimicrobianos – Horas/aula 54 (Op)

Ementa: Resistência de bactérias, fungos, vírus e parasitos a fármacos antimicrobianos. Mecanismos celulares e moleculares de resistência e transferência de resistência. Detecção laboratorial de resistência microbiana.

ACL5209 – Tópicos avançados em Hormônios – Horas/aula 54 (Op)

Ementa: Metodologias laboratoriais aplicadas as determinações dos hormônios em amostras biológicas. Correlação entre tresultados de exames com fisiopatologia. Avaliação de casos clínicos com desordens harmonais.

ACL5210 – Comunicação e Informação para o SUS – Horas/aula 72 (Op)

Ementa: Desenvolvimento de materiais de comunicação e educação para adoção de estratégias e realização de políticas públicas no Sistema Único de Saúde.

– Disciplinas oferecidas ao Curso de Graduação em Odontologia
ACL7100 – Análises Clínicas – Horas/aula 36 (Ob) 

Ementa: Hemograma. Hemostasia e seus distúrbios. Bioquímica do sangue (perfil hepático, renal lipídico e glicídico). Doenças infecciosas, autoimunes e parasitárias (HIV, hepatites, sífilis, micologia, parasitologia, infecção do trato urinário, pesquisa de cristais de colesterol, e abscessos buco-faciais.